bootstrap website templates
Mobirise

O Instituto 17 (i17) e o Instituto Hori promoveu o seminário “O Resíduo Além do Residual”,  integrante do Circuito Urbano 2018 da ONU-Habitat no Auditório A da Universidade Católica de Salvador. O evento tem como foco principal discutir medidas imediatas para os desafios da Gestão de Resíduos Sólidos nas cidades, seguindo o movimento global promovido pela Organização das Nações Unidas. O debate foi aberto a todos os interessados, profissionais, mestres e alunos, com entrada gratuita, dia 23 de outubro de 2018, das 08h às 11h.

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) é a agência da ONU responsável por promover o desenvolvimento urbano sustentável e a moradia adequada para todos e todas. O mês de outubro foi designado como Outubro Urbano com o objetivo de refletir sobre uma diversidade de questões urbanas e compartilhar conhecimentos e experiências para promover um futuro urbano melhor. O Outubro Urbano é, também, uma plataforma para debate de diversos atores sobre como implementar os compromissos da Nova Agenda Urbana, adotada em Quito na Conferência Habitat III em 2016, que representou a renovação do compromisso global para tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

COORDENAÇÃO DA MESA DE DEBATE

Cristina Maria Dacach Fernandez Marchi

Doutora em Geologia (UFBa), Pesquisadora da Universidade Federal da Bahia e professora da graduação e da pós graduação da Universidade Católica do Salvador, onde é Coordenadora do Grupo de Pesquisa GAMDES - Gestão Ambiental e Desenvolvimento de Empreendimentos Sociais.

MESA DE DEBATE

Alessandro Sanches Pereira

Pós-doutor em Planejamento Energético pela USP, Doutor em Engenharia Civil na área de Saneamento e Ambiente pela Unicamp, Mestre em Gestão e Política Ambiental pela Universidade de Lund, Suécia, e Tecnólogo em Saneamento pela Unicamp. Pesquisador do i17 e membro do Grupo III sobre mitigação do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) para a elaboração do relatório AR6.

Cilene Novaes Santos

Mestre em Geociências pelo Instituto de Geociências da Unicamp, Especialista em Engenharia do Controle da Poluição pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP e graduada em Tecnologia em Saneamento pela Unicamp. Pesquisadora do i17 com 20 anos de experiência nas áreas de licenciamento, gerenciamento, gestão e coordenação de estudos, planos, programas e projetos ambientais.

Tatiana Scalco

Jornalista, membro da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada, Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, especializada em Comunicação, Planejamento e Gestão Pública. Pesquisadora do i17 com experiência de atuação em gestão pública nos três níveis de governo e em consultorias junto à órgãos internacionais e nacionais. Foi diretora de Modernização do Ministério Público Estadual da Bahia, Diretora de Planejamento Social da Superintendência de Planejamento Estratégico da Secretaria Estadual de Planejamento, Coordenadora Executiva de Ações Estratégicas da Secretária Estadual de Meio Ambiente, Diretora de Formação Inicial e Continuada da Secretaria Estadual de Educação.

Instituto Hori

O Instituto Hori agrega acadêmicos de diferentes áreas do saber, especialmente da educação, e de diversos coletivos da sociedade civil. O Instituto Hori propõe uma educação de qualidade para vencer os desafios da sociedade contemporânea, aliada a uma vigorosa plataforma de comunicação social e de solidariedade e apoio aos demais órgãos da sociedade civil. www.institutohori.com

Instituto 17 (i17)

Criado para promover os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, o i17 se destaca como uma organização social inovadora e multidisciplinar, empenhada no desenvolvimento de projetos e pesquisas com foco em sustentabilidade e economia circular. Com menos de 1 ano, a instituição já atuou em projetos no Brasil e África. www.i17.org

23 de outubro de 2018
Credenciamento:
07h15
Seminário: 08h às 11h


Endereço:
Universidade Católica de Salvador
Av. Prof. Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu. Auditório A.
CEP: 41740-090 - Salvador / BA


Contato
Email: contato@i17.org