site creation software

Instituto 17

Conheça nossos fundadores e pessoas que abraçam a nossa causa.

Nossos Fundadores

  • Alessandro Sanches Pereira :: perei@i17.org :: Idealizador do i17. Ele é Tecnólogo em Saneamento pela Unicamp, Mestre em Gestão e Política Ambiental pela Universidade de Lund, Suécia, Doutor em Engenharia Civil na área de Saneamento e Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Pós-doutor em Planejamento Energético pela Universidade de São Paulo (USP). Antes de se juntar ao Instituto, Alessandro trabalhou como pesquisador no Instituto Real de Tecnologia (KTH), Suécia, e como consultor para United Nations Conference on Trade and Development (UNCTAD). Atualmente atua como consultor na empresa Terra Saneamento Ambiental S/S Ltda, pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa em Bioenergia (GBio) da USP e do Research Centre for Gas Innovation (RCGI). Ele também é um dos pesquisadores brasileiros que participa da Grupo III sobre mitigação do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) para a elaboração do relatório AR6.
  • Ana Elisa Paolonzi Queiroz Assis :: anaelisa@i17.org :: Pedagoga e jurista pela PUC- Campinas, Mestre em Educação pela mesma instituição, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Pós-doutora pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Relativo ao campo da sustentabilidade, desde 2006 Ana Elisa atua na área de Educação Ambiental, discutindo metodologias participativas e saberes relacionados à sustentabilidade socioambiental, tendo contribuído com projetos locais e nacionais, bem como com publicações. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Unicamp e da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM).
  • Cilene Novaes Santos :: cilene@i17.org :: Graduada em Tecnologia em Saneamento pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Geociências pelo Instituto de Geociências da Unicamp, Especialista em Engenharia do Controle da Poluição pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atua como consultora técnica, contando com 20 anos de experiência nas áreas de licenciamento, gerenciamento, gestão e coordenação de estudos, planos, programas e projetos ambientais. Participou de dezenas de processos de regularização ambiental de empreendimentos públicos e privados, sendo sócia administradora da empresa Terra Saneamento Ambiental S/S Ltda.
  • Cintia Maria Baldrighi :: cintia@i17.org :: Engenheira Civil, formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre na área de Saneamento e Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp. Atualmente é diretora da Aracê Ambiental, empresa de consultoria ambiental, com sede em Campinas. Coordena equipes técnicas para a elaboração de estudos de impacto ambiental e outros relatórios visando o licenciamento ambiental junto aos órgãos públicos. Especialista em projetos de macrodrenagem.
  • Cristina Naomi Shinomiya :: cristina@i17.org :: Bióloga formada pela Faculdade de Ciências Exatas e Experimentais – Universidade Mackenzie (1986 à 1989). Trabalhou na CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (1988 à 2008) no setor de Educação Ambiental, Laboratório de Radioatividade Ambiental e Setor de Análise de Risco. Atualmente é integrante da empresa de consultoria Terra Saneamento Ambiental S/S Ltda e é responsável pela Coordenação Comercial e Gestão de Relacionamento. Tem como experiência a realização de licenciamentos, gerenciamentos e coordenação de estudos ambientais de diversos segmentos.
  • Humberto Malheiros :: hzmalheiros@i17.org :: Biólogo e Mestre em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa “Manejo Integrado da Zona Costeira”. Atuou no IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas durante 10 anos onde concentrou suas ações na gestão da pesca na região da APA de Guaraqueçaba, Paraná. Atuou como técnico de geoprocessamento em projetos de conservação e gestão de recursos naturais na Amazônia pelo mesmo instituto. Atualmente é consultor na área de conservação da natureza e do uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) pela ECOGEO Consultoria e Treinamentos S/S Ltda. Possui certificação internacional da plataforma ArcGIS para ministrar treinamentos oficiais ESRI e realizar consultorias junto aos seus parceiros e representante no Brasil.
  • Léa Gejer Struchiner :: lea@i17.org :: Arquiteta e Urbanista graduada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Gestão Ambiental Urbana pela Wageningen University, Departamento de Tecnologia Ambiental, Holanda, onde se especializou na metodologia Cradle to Cradle e Economia Circular. Atualmente, é doutoranda na Unicamp no programa de Arquitetura, Tecnologia e Cidades. É apaixonada pela criação de produtos e espaços saudáveis, e vem aplicando em seus trabalhos ferramentas de pesquisa e design que promovam o impacto benéfico para os usuários e meio ambiente. É fundadora da Flock, empresa de design circular e gestão ambiental aplicados à arquitetura, produtos industriais e cidades, além de representar no Brasil o EPEA GmbH (Environmental Protection Encouragement Agency). É também idealizadora e colaboradora da Ideia Circular, iniciativa dedicada à discussão, educação e divulgação da economia circular e do Cradle to Cradle.
  • Lucas da Cunha Elias :: lucas.elias@i17.org ::  Graduado em Comunicação social pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, com habilitação em Publicidade e Propaganda e especialização em Planejamento Estratégico. MBA com Foco em Finanças pelo IBMEC-MG. Empresário, sócio da Score Group
  • Renato Scalco Silveira  :: scalco@i17.org ::
  • Tatiana Scalco Silveira :: tatiana@i17.org :: Jornalista, membro da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada, Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especializada em Comunicação, Planejamento e Gestão Pública. Antes de se juntar ao Instituto, Tatiana dividiu sua atuação entre a gestão pública nos três níveis de governo e consultorias junto à órgãos internacionais e nacionais. Morando nos últimos anos na Bahia, foi diretora de Modernização do Ministério Público Estadual, Diretora de Planejamento Social da Superintendência de Planejamento Estratégico da Secretaria Estadual de Planejamento, Coordenadora Executiva de Ações Estratégicas da Secretária Estadual de Meio Ambiente, Diretora de Formação Inicial e Continuada da Secretaria Estadual de Educação. Participou dentre outros da elaboração do Zoneamento Ecológico e Econômico (ZEE) do Estado da Bahia, coordenando a sua dimensão social e também da elaboração da Política de Empreendedorismo de Negros e Mulheres do Estado da Bahia. Também foi Coordenadora Geral de Qualificação no Ministério do Trabalho e Emprego, Diretora de Cooperação Internacional e Captação de Recursos da Prefeitura Municipal de Suzano, entre outros. Atuou como consultora junto à organismos internacionais como o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Atualmente é consultora junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) apoiando a Elaboração do Plano Estadual da Convivência com o Semiárido do Estado da Bahia (2018-2028), entre outros.