website templates
Mobirise

i17 na Cobertura da Climate Week que antecede a COP em Salvador.

Organizações do território metropolitano de Salvador discutem ações rumo a Semana do Clima a ser aberta em 19 de agosto na Fonte Nova.


Organizações da sociedade civil realizaram nesta quarta-feira (31), na sede do sindicato de Águas e Esgotos (Sindae), um encontro voltado ao debate e convergência de agendas e ações preparatórias da participação na Semana do Clima (Climate Week) regional da América Latina e Caribe, promovida pela ONU de 19 a 23 de agosto.

A Semana ocorre antes da Conferência das Partes do Clima, que ocorrerá no Chile. Mesmo não sendo um evento preparatório, porque tem foco em trocas de experiências e também em negócios do setor privado relacionados ao clima, a participação da sociedade civil deve organizar suas próprias agendas e dar-lhes visibilidade no processo da conferência global.

Nos dois primeiros dias (19 e 20), o evento é fechado. Já nas datas seguintes (21, 22 e 23) está prevista a participação de autoridades, e as atividades serão abertas ao público.

O i17 participará da cobertura do evento, em iniciativa parceira com a TV Kirimuré, de Salvador, o Instituto Hori, de audiovisual, o grupo Chave Tecnológica, da rede Ciranda (http://www.ciranda.net/mot565 ) / Mil Baianas em Salvador.

Para a cobertura, o i17 e parceiras lançarão um blog na semana anterior à conferência.

Para inscrever-se na Semana do Clima, acesse:  https://www.regionalclimateweeks.org/
 

Sociedade civil de Salvador se organiza para Semana do Clima.

Retrocessos e ameças ao clima no Brasil, defesa do bem viver, do meio ambiente e dos guardiões da natureza são temas para ações.

A defesa do bem viver foi um dos assuntos discutidos no encontro promovido por organizações da sociedade civil do Território Metropolitano de Salvador, realizado ontem (31 de agosto), na sede do sindicato de Águas e Esgotos (Sindae), em Salvador-BA. Mais de 40 lideranças participaram do encontro que debateu a viabilidade e importância da convergência de ações preparatórias para participação da sociedade civil na Semana do Clima (Climate Week) regional da América Latina e Caribe, promovida pela ONU de 19 a 23 de agosto.

Os participantes analisaram o momento de retrocessos no Brasil, especialmente o tratamento às questões ambientais e científicas pelo atual governo federal. As organizações estão preocupadas com o avanço do desmatamento, restrição às políticas e órgãos de fiscalização, ameaças de retomada das terras indígenas e fim das demarcações. Em contraposição, querem priorizar a defesa do bem viver, com enfoque nos aprendizados com outros modos de vida, fora do capitalismo.

Uma estratégia das organizações na pauta ambiental climática deve ser a defesa dos "guardiões da natureza" - povos da terra, indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, povos de terreiro, ribeirinhos, entre outros; que estão entre os mais atacados no atual momento, com assassinatos de lideranças indígenas por disputa de terras e exploração de recursos minerais - caso da execução, sob tortura, de Emrya Wajãpi, líder do povo indígena Wajãpi. Só na Bahia, há 23 povos indígenas e 687 comunidades quilombolas certificadas que hoje reclamam políticas ambientais e de regularização fundiária que protejam seus territórios.
O grupo discutiu a possibilidade de realizar ações paralelas durante a Semana do Clima e assegurar o direito da sociedade civil se expressar.

A proposta de construção de um manifesto foi encaminhada, bem como o início da organização de um dia de atividade, fora do espaço da conferência. Para tanto, os participantes dividiram-se em quatro comissões: 1 - articulação e mobilização; 2 - programação e metodologia - para realizar dia com evento paralelo, com debates alternativos; 3 -finanças e estrutura e 4 - comunicação.

As comissões deverão se articular e apresentar propostas na próxima reunião, que está marcada para o dia 7 de agosto (quarta-feira), às 18h no Sindae.
Próxima reunião
Dia: 7 de agosto de 2019
local: Sindae - Sindicato de Águas e Esgotos
End.: R. Gen. Labatut, 65 - Barris, Salvador – BA
Horário: 18h00

Mobirise

Semana do Clima (Climate Week) regional da América Latina e Caribe

A Semana ocorre antes da Conferência das Partes do Clima, que ocorrerá no Chile após desistência do Brasil em sediá-lo. Mesmo não sendo um evento preparatório, porque tem foco em trocas de experiências e também em negócios do setor privado relacionados ao clima, a participação da sociedade civil deve organizar suas próprias agendas e dar-lhes visibilidade no processo da conferência global. Nos dois primeiros dias (19 e 20), o evento é fechado. Já nas datas seguintes (21, 22 e 23) está prevista a participação de autoridades, e as atividades serão abertas ao público.
O I17 participará da cobertura do evento, em iniciativa parceira do Instituto Hori – de audiovisual - com a TV Kirimuré, de Salvador, a Ciranda In, o grupo Chave Tecnológica, a rede Ciranda ( http:ciranda.net e coletivo Mil Baianas em Salvador. Para a cobertura, o I17 e parceiras lançarão um blog na semana anterior à conferência.
Para inscrever-se na Semana do Clima, acesse: https://www.regionalclimateweeks.org/
Redação: ciranda.net, mil baianas, foto: Vinicius Oliveira